Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Saidinha da casca

O blog pessoal de uma aprendiz da vida. Espaço de partilha de devaneios, teorias sensacionalistas, gostos, ideias, curiosidades e opiniões pertinentes sobre tudo, nada e mais um pouco.

Saidinha da casca

O blog pessoal de uma aprendiz da vida. Espaço de partilha de devaneios, teorias sensacionalistas, gostos, ideias, curiosidades e opiniões pertinentes sobre tudo, nada e mais um pouco.

Acordo em desacordar

18014908_B1Hfb.jpg

 

O novo acordo já não o é tanto assim, já entrou em vigor há muito mas ainda nem todos o aplicam. A maior dúvida no exercício da minha escrita é a revisão ortográfica. O acordo por vezes é estranho mas vai-se entranhando, a regra dos "c" e "p" mudos é bastante fácil, as minúsculas para os meses do ano e estações também. No que toca à acentuação é que a porca torce o rabo, confunde-se o "pelo" com "pêlo", o "veem" e "vêem" porque agora escreve-se tudo sem os acentos, mas diz-se de maneira diferente. E se a hifenização já era duvidosa agora é ainda mais, para mim continua a ser um totoloto. Certamente com o tempo e a leitura a coisa vai ao sítio. O corretor do sapo é que não tem sido muito prestável ao manter o acordo antigo. Eu que ainda não atinei completamente, fico-me pelo meio termo, decidi aderir às regras que mais me convêm.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    A fugitiva 14.07.2016 12:22

    Também concordo que está errado na sua essência, há regras estapafúrdias, mas é o que temos, e mesmo não aceitando é para cumprir.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 14.07.2016 12:48

    "... e mesmo não aceitando é para cumprir"! Não, o acordo não está em vigor.
    O acordo não foi ratificado por todos os estados que constituem a CPLP (Angola, Moçambique, Guiné e Timor) e o tratado que o rege é inconstitucional face às leis internacionais.
    Mais, a resolução que "obriga" os serviços estatais a usar o AO1990 não revogou o artigo que regula a ortografia (AO1945), pelo que é ilegal, por isso NÃO é obrigada a cumprir este famigerado e descabido acordo ortográfico.
    Faça como eu, e muitos milhares de portugueses, que continuam a escrever como deve ser e não de forma abrasileirada, porque um espectáculo é diferente de "espetáculo", acção é diferente de "ação", um arquitecto é diferente de "arquiteto" e por aí fora.
  • Imagem de perfil

    A fugitiva 14.07.2016 19:40

    O acordo está e não está em vigor, em Portugal é utilizado, mas sei que há outros países que não ratificaram.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.