Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Saidinha da casca

O blog pessoal de uma aprendiz da vida. Espaço de partilha de devaneios, teorias sensacionalistas, gostos, ideias, curiosidades e opiniões pertinentes sobre tudo, nada e mais um pouco.

Saidinha da casca

O blog pessoal de uma aprendiz da vida. Espaço de partilha de devaneios, teorias sensacionalistas, gostos, ideias, curiosidades e opiniões pertinentes sobre tudo, nada e mais um pouco.

O preço da cultura

hhhh.jpg

 

 

Eu gosto de ler. Nem sempre assim foi, o primeiro livro que li sem ser para fins escolares foi no nono ano, "Como água para chocolate" de Laura Esquivel, depois fui adquirindo o gosto. Agora nestes últimos anos só tenho comprado um por ano, em média, normalmente destinado a ler nas férias de verão. Isto não é por falta de tempo, é mesmo porque os livros são caros. Os mais baratinhos rondam os 12€, sem ter em consideração os descontos e promoções, chegam muito perto dos 20€ quando acabadinhos de sair. É caro para uma experiência que só sinto uma vez, nunca leio o mesmo livro de novo, as emoções nunca são as mesmas nem tão fortes quanto as originais. Para quê cultivar um gosto de que não posso sustentar o alimento? Sim há a opção dos e-books que são mais baratos que o livro, mas não é a mesma coisa,  nada substitui o papel. Leio blogues, notícias, revistas, tudo online, tamanha a minha necessidade de estar ao mesmo passo do acontecimento, mas livros são um caso à parte. Ao sentir as páginas a deslizar nos meus dedos estou completamente alheia à tecnologia, que nos dias de hoje é exactamente um dos muitos escapes que preciso. É tocar no único pedaço físico de uma história imaterial, é onde começa outro mundo. Um mundo só meu porque o construo à minha maneira, idealizo cenários, acções, dou cara, corpo e expressões corporais das personagens das histórias que leio. É uma luta entre a vontade de ler na diagonal desde o início da página, até ao final da seguinte, e a de saborear cada palavra e gravá-la na memória. Uma boa opção para ter acesso a livros grátis seriam as bibliotecas, mas infelizmente, na terrinha onde a minha casinha assenta as bibliotecas são poucas, e com pouca oferta (pelo menos deste século). A educação não passa só pela oferta das escolas, as bibliotecas educam a comunidade, sem olhar a quem ou quê. O que é preciso é haver uma maior predisposição a maximizar e aproveitar estes espaços. Depois dizem que os jovens são viciados na internet, também é uma janela para outro mundo, que serve a necessidade e lazer, sempre em constante mudança e, tendo tudo isso em conta, menos dispendiosa.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.